
CONTRATO DE AVALIAÇÃO SEMANAL
Na tentativa de melhorar o rendimento escolar dos alunos no 2º período, na aula de Formação Cívica definimos um conjunto de estratégias a aplicar durante a semana. Em primeiro lugar, este plano de trabalho vai exigir grande seriedade e responsabilidade por parte dos alunos, pois como eles sabem o sucesso escolar depende muito do trabalho que vão desenvolver e da honestidade que demonstrarem no cumprimento das tarefas. Assim, para os alunos que têm 3 ou mais negativas, definimos um CONTRATO DE AVALIAÇÃO SEMANAL em que os alunos terão que, após cada aula e durante cerca de 30 segundos, responder SIM ou NÃO a 3 questões:
1 - Trouxe os materiais para a aula?
2- Participei na aula?
3 - Fiz os TPC?
De seguida terão que preencher um pequeno quadrado onde deverão respoder à seguinte questão: O que aprendi na aula?
Assim, muito rapidamente se avalia uma parte do trabalho dos alunos na aula e no final da semana o DT irá confirmar com os professores se os alunos foram honestos nas suas respostas. Com estes dados podemos controlar o empenho e grau de participação nas aulas e mais facilmente pôr em prática o PLANO de RECUPERAÇÃO definido para cada aluno. Agora, é preciso que os alunos colaborem, que sejam honestos e que os Encarregados de Educação façam também este acompanhamento diário no que diz respeito a um item do contrato que diz
"TRABALHO EM CASA".
FICHAS DE LEITURA

Para os alunos que não têm plano de recuperação definiu-se que iriam mensalmente realizar uma ficha de leitura de um livro à sua escolha. A história de cada livro será apresentada na aula de Formação Cívica e a ficha de leitura publicada no nosso blog. A Bárbara, a Raquel e o Tiago já começaram a ler; falta a Filipa que, como sabem, está em casa com a PINTAS, ou seja, com Varicela.
Livros:
Raquel - "A lua de Joana" e "Uma aventura nos Açores"
Bárbara - "Acidente"
Tiago - "O Bando dos Quatro"
Bom trabalho e fico à espera dos contratos e das fichas de leitura, pois temos que melhorar as notas.
Um abraço, Prof. Mário. ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário