domingo, janeiro 21, 2007

Trabalho sobre "Os Fósseis"


O que é um fóssil?

Fósseis (do latim fossilis) são os restos materiais de antigos organismos ou
as manifestações da sua actividade, que ficaram mais ou menos bem
conservados nas rochas ou em outros fósseis.

Entende-se por:

1. restos materiais- evidências de partes do organismo como ossos, dentes,
troncos, chifres, ou o corpo inteiro em casos excepcionais;

2. manifestações de actividade são de dois tipos:

a) vestígios orgânicos, como estruturas reprodutoras (ovos, sementes, esporos, pólenes, etc.), excrementos (cuprólitos) e restos de construções orgânicas;

b) rastos, designados por icnofósseis ou icnitos, como pegadas ou impressões de outras partes do corpo (dentadas, por exemplo), pistas, galerias abertas em rochas, esqueletos ou troncos, etc.

Para que se forme um fóssil é necessário que as evidências sofram uma série
de transformações químicas e físicas ao longo de um período de tempo. Assim,
só se consideram fósseis os vestígios orgânicos com mais de 13.000 anos.

Como se formam os fósseis?

De um modo geral, os organismos são completamente destruídos após a morte e num determinado espaço de tempo, processo este que se designa por decomposição.

Estes são decompostos pela acção combinada de:

• organismos decompositores (geralmente microorganismos);

• agentes físicos (alterações de pressão e temperatura);

• agentes químicos (dissoluções, oxidações, entre outros).

Por vezes, os restos orgânicos ficam rapidamente envolvidos num material protector que os preserva do contacto com a atmosfera, da água do mar e da acção dos decompositores. Este processo é raro (acontece em menos de 1% das situações), complexo e geralmente só as partes duras (troncos, conchas, carapaças, ossos e dentes) fossilizam.

Na fossilização os compostos orgânicos que constituem o organismo morto são substituídos por outros mais estáveis nas novas condições. Estes podem ser calcite, sílica, pirite, carbono, entre outros. A fossilização é um processo muito lento e complexo!

Qual é a ciência que estuda os fósseis?

A Ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia [nome que deriva do grego palaios (antigo)+ontos (ser)+logos (tratado)].

Esta ciência estuda os organismos que viveram no passado da Terra sobre todos os aspectos. Procura especialmente conhecer as relações entre os seres vivos, entre estes e o meio ambiente, e a sua ordem no tempo. A Paleontologia pretende conhecer do modo mais completo possível os seres vivos que antecederam os actuais: o seu modo de vida, as condições ambientais e bióticas nas quais se desenvolveram, as causas da morte ou da sua extinção, e as possíveis relações evolutivas entre eles.
A Paleontologia está intimamente ligada à História da Vida e da Terra – tanto no âmbito da Biologia e Evolução, como da Geologia. Esta ciência é uma matéria complexa que recorre a todas as ciências; ocupando uma posição intermédia entre a Biologia e a Geologia, envolve também vastos conhecimentos de Matemática, Física e Química.

De salientar por fim que se trata de uma ciência histórica, pois investiga e interpreta a sucessão dos acontecimentos relacionados com os seres vivos ao longo dos tempos geológicos.

Trabalho realizado pela aluna Ana Raquel, nº4, 7ºB
Este trabalho foi retirado do site “ http://fossil.uc.pt

Um comentário:

MM disse...

Aqui está uma boa forma de praticarmos o que aprendemos nas aulas. Parabéns Raquel e espero que os colegas sigam o mesmo caminho. Prof. Mário