domingo, janeiro 21, 2007

A Filipa está com varicela


A nossa colega Filipa está em casa com varicela há mais de uma semana. Na última aula de Formação Cívica o profeesor mandou-nos pesquisar o que era isto de Varicela e encontramos o seguinte:


O Nuno e a Bárbara:

É um dos oito tipos de vírus da familia dos Herpesviros (que inclui os dois vírus que causam a própria Herpes) que afectam humanos. O vírus da varicela-zóster é um vírus com envelope, Genoma com de DNA bicatenar (dupla hélice), que se multiplica no núcleo da célula hóspede. Tem a capacidade de adoptar um estado latente em que não causa danos à célula hóspede, ou actividade lítica Fonte : www.infecto.edu.uy


O Vitor, o Daniel e a Susana encontraram o seguinte:

A Varicela ou Catapora é uma doença infecciosa aguda, comum na infância dos seres humanos, altamente transmissível e causada pelo vírus varicela-zóster,também conhecido como HHV3 (human herpes virus 3). O Zóster é uma doença da velhice, uma forma reincidente tardia dos virus da varicela que permanece dormente nos gânglios nervosos.

Este texto foi retirado na pagina: http://pt.wikipedia.org/wiki/Varicela



A Ana Conceição, a Lara, o Tiago e o Hugo descobriram o seguinte:

O que é a Varicela?!

A varicela é uma doença de infância muito vulgar, que todos os anos afecta dezenas de milhar de crianças em Portugal, especialmente durante o Inverno e a Primavera. É causada pelo vírus varicela-zoster, um membro da família do vírus herpes, o mesmo que causa herpes zoster (zona).Uma vez debelada, a varicela normalmente não reaparece; no entanto, o vírus permanece alojado no tecido nervoso como que adormecido (não activo), podendo reactivar-se mais tarde, causando zona.


O Hugo descobriu ainda o seguinte:

A varicela é perigosa? Quando se detectam os primeiros sintomas, é difícil prever até que ponto a varicela do seu filho poderá ser grave. Apesar da doença não ser normalmente perigosa em crianças saudáveis, causa mal-estar e pode levar ao absentismo das crianças à escola e dos pais ao emprego. Em crianças mais velhas e em especial nos adultos, os sintomas são geralmente mais graves e podem originar outros problemas.


O Tiago descobriu ainda que o primeiro sintoma é a febre ligeira. Um ou dois dias mais tarde aparecem manchas vermelhas normalmente primeiro no couro cabeludo e espalhando-se mais tarde pela cara, tronco, axilas, braços, pernas, boca e por vezes na traqueia e brônquios. A criança pode também queixar-se de dores de cabeça, dores de garganta, dores de estômago, cansaço e perda de apetite. São pequenas e vermelhas, provocam comichão e transformam-se em bolhas num curto espaço de tempo (poucas horas). Estas bolhas cheias de líquido (vesículas) secam e formam crostas em alguns dias.


A Soraia e a Ana Sofia descobriram que A varicela é uma infecção viral contagiosa que provoca uma erupçãocaracterística com comichão e é formada por grupos de manchas pequenas,planas ou elevadas, bolhas cheias de líquido e crostas. A varicela, que émuito contagiosa, transmite-se por microgotas transportadas pelo ar e quecontêm o vírus varicela zóster. Uma pessoa com varicela é muito contagiosaquando os sintomas aparecem e continua a sê-lo até que as últimas bolhastenham formado crostas. O isolamento de uma pessoa infectada previne ocontágio da infecção a outras pessoas que não a tenham sofrido. Uma pessoaque tenha tido varicela desenvolve imunidade e não pode contraí-la de novo. (Não se esqueçam de referir a fonte de onde retiraram esta informação)


A Ana Raquel diz o seguinte:

Entre todas as doenças infecciosas, a varicela é tão característica que dificilmente se pode confundir com outra qualquer. As manchas são tão particulares, que o diagnóstico não sugere qualquer dúvida para o pediatra.Trata-se de uma doença infecciosa aguda causada por um vírus, que tem a característica peculiar de estar latente nos gânglios das raízes dos nervos, uma vez passada a fase aguda da infecção primária. Na idade adulta, pode aparecer uma reactivação da latência do vírus, com uma manifestação cutânea muito particular e muito dolorosa que é o herpes zoster, conhecida pelas pessoas como “fogo de Santo António”.


Desejamos umas rápidas melhoras à Filipa e que as pintas desapareçam ;=) 7º B

Um comentário:

Anônimo disse...

achei muito fixe aquilo que vocês fizeram pela filipa... apesar de não conhecer nenhum de vocês, consigo perceber que são óptimos amigos... às vezes gostava de ter amigos assim...