terça-feira, maio 29, 2007

ÁREA DE PROJECTO


Os nossos trabalhos de Área de Projecto estão a chegar ao fim. Os regulamentos dos jogos que nós criamos, todos no âmbito da Matemática, estão praticamente concluídos. Deixamos aqui um "cheirinho":

JOGO DO LOTO (grupo da Lara, Raquel e Vitor)

1- O jogo é para o máximo de 4 jogadores e no mínimo 2 (também pode ser jogado em grupo).
2- O tempo máximo para responder é de 30 segundos.
3- Cada jogador tem que ter 2 cartões.
4- O objectivo do jogo é preencher um cartão o mais rapidamente possível.
5- Para ficar com o número tem que acertar na resposta.
6- Se mais que um jogador tiver o mesmo número responde o primeiro a falar; se errar a responder o outro pode responder; se ambos errarem o número volta para dentro do saco.
7 - Todas as perguntas estão relacionadas com a Matemática.

SOPA DE LETRAS (grupo da Bárbara, Soraia, Daniel e Ana Silva)

A sopa de letras é um jogo para 1 jogador.
Ao lado tem um conjunto de palavras relacionadas com a matemática, que terão de ser descobertas na sopa de letras.

JOGO DE CARTAS

As cartas são um jogo no máximo para 5 pessoas. O objectivo do jogo é juntar todos os pares. Ganha quem juntar o maior número de pares. Cada jogador pode virar duas cartas, se acertar fica com o par e continua a jogar, se não acertar, passa a vez para o outro jogador, que fará a mesma coisa que o seu adversário.
O jogo termina quando não houver mais cartas na mesa.

O DOMINÓ MATEMÁTICO

O Dominó tem 28 peças.
O jogo é, no máximo, para quatro jogadores.
O objectivo do jogo é ficar sem peças.
Se jogarem 4 jogadores, cada jogador tem 7 peças; se forem menos que 4 jogadores divide-se o número de peças pelos jogadores.
As peças têm que coincidir umas com as outras como no exemplo seguinte: “5x5” coincide com o “25” ou com a “multiplicação”.

ACERTA E GANHA (grupo do Tiago, Ivanelle, Sofia e Susana)

1- O jogo começa na casa número 0 e acaba na casa número 39
2- Tem que coleccionar o maior número de cores possíveis
3- Quem coleccionar mais de 5 cores e chegar à casa 39 que é a ultima casa ganha o jogo
4- O jogo só pode ser jogado por 4 pessoas (ou em grupos)
5- Se calhar na casa 14 (a casa da caveira) significa que o jogador tem que voltar ao início
6- Se calhar na casa 27 significa que tem de passar pela ponte e vai voltar à casa 19
7- Em cada casa que tem que tirar um cartão da cor da casa
8- Se não acertar na pergunta tem que recuar à casa de onde jogou
9- Se acertar na pergunta ganha um “queijinho” da cor do cartão
10- Se não acertarem nas perguntas os outros jogadores têm oportunidade de responder e ganhar cores.
11- Se chegar à ultima casa e não tiver as cores todas continua a jogar e volta para trás. A partir daqui pode escolher o sentido do jogo.

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