O Tiago e a Soraia estiveram no 2º Fórum Estudantil, onde tiveram uma prestação fantástica, apresentando as sugestões do que a turma tinha discutido na última aula de Formação Cívica. Aqui fica a acta desse encontro (entre parêntesis está o nº de votos de cada proposta):
Data: 17 de Maio de 2007
Hora: 17HOO
Local: Pavilhão de Mecânica, Escola Secundária/3ºciclo do Cerco do Porto
Participantes: Representantes dos 7ºs anos das Escolas EB 2,3 e Secundária/3ºciclo do Cerco do Porto
Assuntos Prioritários:
1. Proposta de cartões electrónicos (recarregáveis) de forma a facilitar as trocas comerciais, o controlo e a gestão do dinheiro e o controlo de entradas e saídas da escola:
o Propõem 4 caixas de carregamento na escola. (7v)
2. Proposta de melhoramento dos balneários masculinos, tendo em conta:
o os bancos compridos;
o as portas com buracos;
o as fechaduras inutilizadas;
o a parede, pois dá para avançar e haver possíveis roubos. (7v)
3. Proposta de esclarecimento sobre as aulas de substituição:
o Perceber o enquadramento legal;
o Procurar alternativas. (7v)
4. Proposta de uma ementa mais diversificada e alternativa:
o Diversidade nos alimentos;
o Rotatividade dos dias correspondentes. (7v)
5. Proposta de arranjo/melhoramento dos WCs, tendo em conta:
o Os urinóis danificados que provocam mau cheiram;
o As portas danificadas que impedem a privacidade;
o A eficácia da limpeza;
o A colocação das tampas das sanitas;
o Existência de água potável, sabão e papel;
o As torneiras danificadas ou de difícil manuseamento. (7v)
Outros Assuntos:
6. Proposta de colocação de redes nas balizas e à volta do campo da Escola. (6v)
7. Proposta de um maior número de computadores com acesso à Internet. (6v)
8. Proposta de senhas numeradas para o atendimento no bufete, evitando que alguns/algumas alunos/as não respeitem a sua vez. (6v)
9. Referência ao perfil dos/as seguranças das escolas – Proposta de construção de um perfil “ideal-tipo”, tendo em conta as competências necessárias para a função. (5v)
10. Proposta de melhoramento das salas de aula, tendo em conta:
o O cheiro a mofo;
o O chão levantado;
o As portas, janelas e respectivos estores;
o As cadeiras;
o As infiltrações de água;
o A Temperatura das mesmas, mediante a estação do ano. (5v)
11. Referência à necessidade de criação de estratégias (complementar o trabalho realizado pelos/as funcionários/as nesta tarefa), evitando que os/as alunos/as mais velhos/as passem à frente na fila da cantina. (5v)
12. Referência à necessidade de aumentar o número de funcionários/as no bufete, para tornar mais rápido o atendimento nos intervalos:
o Apenas 2 funcionários/as nos intervalos são insuficientes. (4v)
13. Referência à necessidade de arranjo dos telhados dos módulos. (4v)
14. Referência à necessidade de arranjo dos cobertos dos passadiços. (4v)
15. Proposta de colocação ou activação dos bebedouros:
o Propõem pelo menos 1 à porta de cada módulo. (3v)
16. Permitir a utilização das mesas de pingue-pongue, bem como realizar torneios desta modalidade. (3v)
17. Proposta de colocação de estores nas salas de aula, para que seja possível a utilização de materiais audiovisuais. (3v)
18. Falta de rampas de acesso, adequadas a deficientes, principalmente na entrada para o ginásio. (3v)
19. Proposta de formação sobre sexualidade, ao nível da:
o Prevenção;
o Doenças sexualmente transmissíveis. (2v)
20. Integração da modalidade de patinagem nas aulas de Educação Física. (0v)
NOTA: a) Todas as questões foram expostas e discutidas em grupo, sendo votadas pelos/as representantes das turmas, por ordem de importância. Este documento organiza as questões, respeitando a votação do Fórum Estudantil de 17 de Maio de 2007.
b) Devido ao facto de um dos elementos se ter ausentado antes da votação dos temas, o número total de votos (7v) não corresponde ao número de presenças (8 presentes).
Hora: 17HOO
Local: Pavilhão de Mecânica, Escola Secundária/3ºciclo do Cerco do Porto
Participantes: Representantes dos 7ºs anos das Escolas EB 2,3 e Secundária/3ºciclo do Cerco do Porto
Assuntos Prioritários:
1. Proposta de cartões electrónicos (recarregáveis) de forma a facilitar as trocas comerciais, o controlo e a gestão do dinheiro e o controlo de entradas e saídas da escola:
o Propõem 4 caixas de carregamento na escola. (7v)
2. Proposta de melhoramento dos balneários masculinos, tendo em conta:
o os bancos compridos;
o as portas com buracos;
o as fechaduras inutilizadas;
o a parede, pois dá para avançar e haver possíveis roubos. (7v)
3. Proposta de esclarecimento sobre as aulas de substituição:
o Perceber o enquadramento legal;
o Procurar alternativas. (7v)
4. Proposta de uma ementa mais diversificada e alternativa:
o Diversidade nos alimentos;
o Rotatividade dos dias correspondentes. (7v)
5. Proposta de arranjo/melhoramento dos WCs, tendo em conta:
o Os urinóis danificados que provocam mau cheiram;
o As portas danificadas que impedem a privacidade;
o A eficácia da limpeza;
o A colocação das tampas das sanitas;
o Existência de água potável, sabão e papel;
o As torneiras danificadas ou de difícil manuseamento. (7v)
Outros Assuntos:
6. Proposta de colocação de redes nas balizas e à volta do campo da Escola. (6v)
7. Proposta de um maior número de computadores com acesso à Internet. (6v)
8. Proposta de senhas numeradas para o atendimento no bufete, evitando que alguns/algumas alunos/as não respeitem a sua vez. (6v)
9. Referência ao perfil dos/as seguranças das escolas – Proposta de construção de um perfil “ideal-tipo”, tendo em conta as competências necessárias para a função. (5v)
10. Proposta de melhoramento das salas de aula, tendo em conta:
o O cheiro a mofo;
o O chão levantado;
o As portas, janelas e respectivos estores;
o As cadeiras;
o As infiltrações de água;
o A Temperatura das mesmas, mediante a estação do ano. (5v)
11. Referência à necessidade de criação de estratégias (complementar o trabalho realizado pelos/as funcionários/as nesta tarefa), evitando que os/as alunos/as mais velhos/as passem à frente na fila da cantina. (5v)
12. Referência à necessidade de aumentar o número de funcionários/as no bufete, para tornar mais rápido o atendimento nos intervalos:
o Apenas 2 funcionários/as nos intervalos são insuficientes. (4v)
13. Referência à necessidade de arranjo dos telhados dos módulos. (4v)
14. Referência à necessidade de arranjo dos cobertos dos passadiços. (4v)
15. Proposta de colocação ou activação dos bebedouros:
o Propõem pelo menos 1 à porta de cada módulo. (3v)
16. Permitir a utilização das mesas de pingue-pongue, bem como realizar torneios desta modalidade. (3v)
17. Proposta de colocação de estores nas salas de aula, para que seja possível a utilização de materiais audiovisuais. (3v)
18. Falta de rampas de acesso, adequadas a deficientes, principalmente na entrada para o ginásio. (3v)
19. Proposta de formação sobre sexualidade, ao nível da:
o Prevenção;
o Doenças sexualmente transmissíveis. (2v)
20. Integração da modalidade de patinagem nas aulas de Educação Física. (0v)
NOTA: a) Todas as questões foram expostas e discutidas em grupo, sendo votadas pelos/as representantes das turmas, por ordem de importância. Este documento organiza as questões, respeitando a votação do Fórum Estudantil de 17 de Maio de 2007.
b) Devido ao facto de um dos elementos se ter ausentado antes da votação dos temas, o número total de votos (7v) não corresponde ao número de presenças (8 presentes).
3 comentários:
acho q representaram mt bm a nossa turma...
ass: kelita_98*
tens toda a razao kelita eu tb axo...
axx: Sofia**
Parabéns pelas sugestões. Fico muito feliz pelo facto de os nossos alunos terem espírito crítico.
Postar um comentário