domingo, junho 10, 2007

FICHA DE LEITURA




Título: A Lua de Joana


Autor: Marioa Teresa Maia Gonzalez


Data: Outubro de 1994 Editora: Verbo Tipo de livro: Diário


SINOPSE: Joana é uma adolescente que acaba de perder uma grande amiga (a Marta) e para se sentir "mais perto" dela decide escrever-lhe um diário a contar todas todas as notícias da sua vida. Ente tristezas, alegrias, aventuras e realidades Joana vai passando o tempo. Ela tem uns pais muito "distantes" do seu mundo, ou seja, os pais dela preocupam-se com tudo menos com os filhos; apenas a avó Jú se preocupa com ela e com o seu irmão. Essa que também passado pouco tempo morre. Assim, Joana deixa de ser aplicada nos estudos e entra no mundo da droga. Para sair desse vício ela vai passar uns dias a casa do seu tio, deixando os amigos e a família, mas não conseguiu abandonar o vício e morreu.


OPINIÃO DA FILIPA: "este livro é excelente; retrata um assunto do nosso interesse e cada vez mais do nosso dia-a-dia. É sem dúvida o meu livro favorito. É uma história alucinante e um mundo imaginário que ao mesmo tempo é o mundo que nos rodeia."
Filipa, 7ºB

2 comentários:

Anônimo disse...

....estou surpreendido...afinal esta geração não é assim tão rasca como dizem! No 7º ano e lêem livros com esta profundidade? E a avaliar pela opinião da Filipa denotam conhecer o meio que os rodeia...e acima de tudo compreendê-lo!? Só falta mudá-lo para aquilo que nós queremos. E parece que estão no bom caminho ;) Força aí. Abraço

Anônimo disse...

realmente nós aprecebemo-nos do mundo que nos rodeia mas por vezes não temos iniciativa de o mudar, e isso faz com que exista cada vez mais pessoas ou melhor adolescentes a entrar no mundo da droga!Bem só espero que todos tenham gostado do resumo e que tenham aprendido mais alguma coisa porque neste assunto nada é demais saber!!
Beijos da lipa 7B