terça-feira, abril 17, 2007

FICHA DE LEITURA


Trabalho realizado pela aluna Filipa Vanessa
Título: "O Diário de Zlata"
Autor: Zlata Filipovic; Edição nº 14 ; Editora: Asa; Data: Fevereiro de 2001
Tipo: Diário
Sinopse: Zlata é uma criança que conta as suas alegrias, tristezas e diversões no seu diário. Uma criança de 11 anos que vive uma vida bela e inocente como todas as crianças da sua idade deveriam ter, até que um dia se instalou o pânico na sua cidade (Sarajevo), pois tinha chegado a Guerra... A partir desse dia a vida de Zlata mudou totalmente pois passava os dias enfiada em casa, cheia de medo e horror do que se passava lá fora! EStava cada vez mais aterrorizada pois morriam pessoas das quais ela gostava e assim passou a sua infância. Sarajevo passou de uma cidade bela e muito calma a uma cidade violenta, barulhenta e destruída pela Guerra. A Guerra semeou a tristeza e a ruína naquela cidade. Zlata e a sua família (mãe e pai) sobreviveram aterrorizados ao inferno em que se tornou Sarajevo, onde faltava electricidade, comida, água e principalmente a alegria!
Opinião da Filipa: eu gostei muito deste livro porque ajudou-me a imaginar como é horrivel a Guerra. Acho que não fazia ideia do que era a Guerra. Aconselho a todos este livro pois é óptimo! Agora não digo mais nada; se quiserem, leiam.

2 comentários:

MM disse...

Estive em Sarajevo no período pós-guerra e de facto pude constatar o que este livro diz: Sarajevo é uma cidade muito bonita e calma, mas que foi totalmente destruída pela guerra. O que mais me impressionou foi de facto a tristeza na cara das pessoas, tristeza essa causada certamente pela perda de familiares e amigos, pelas dificuldades que atravessam e por todos os horrores que a guerra trouxe. Bom trabalho Filipa. Continua.

Anônimo disse...

Boa lipa continua assim...
bjus** Sofia