sábado, fevereiro 03, 2007

Giotto di Bondone (1277 - 1337)



Antes ainda de aparecerem as glórias do Renascimento, existiu um artista cujo génio e virtuosismo produziram uma viragem da história da arte ocidental: Giotto di Bondone.


O grande mestre italiano foi o primeiro a distanciar-se das representações esquemáticas e idealizadas da arte românica, propondo em troca uma minuciosa observação da natureza, e introduziu as primeiras noções de espaço no suporte bidimensional. Também mudou por completo a representação da figura humana, envolvendo-a em telas de excelente modelagem e dando-lhe a sensação do volume de um corpo debaixo dela.


Os dados referentes à sua biografia são confusos. Vasari, o grande biógrafo italiano, considera 1277 como o ano de seu nascimento; estudos posteriores das obras de Giotto revelam que 1267 seria o mais provável. O local de seu nascimento foi Colle di Vespasiano, um povoado da região montanhosa de Vicchio de Mugello, ao norte de Florença.


A casa dos seus pais ainda hoje se pode visitar. Existe uma lenda a respeito da sua infância que diz que tinha sido o mestre Cimabue quem o descobriu na casa dos seus pais, que eram pastores. Admirado pela facilidade como desenhava, pediu-lhes que permitissem levá-lo como aprendiz.


A biografia oficial, em contrapartida, afirma que Giotto entrou no atelier de Cimabue como aprendiz quando tinha 10 anos e se manteve lá até os 14 anos. Posteriormente, realizou uma viagem de estudos a Roma - onde se impregnou do classicismo que logo caracterizaria toda a sua obra e dali partiu em direcção a Assis para ajudar o seu mestre com os afrescos. Pouco tempo depois de instalar-se na basílica, Cimabue teve de deixar o trabalho em virtude de outras obrigações e foi exactamente Giotto o escolhido pelos monges da ordem franciscana para continuar a realização do projecto. Posteriormente, mudou-se para Rimini para trabalhar no templo de Malatesta e pouco depois, por volta de 1301, encontrava-se em Pádua.


Scrovegni o encarregaria da decoração do interior da Capela da Areia, considerada a sua obra capital. Dali voltou a Assis, para continuar com a Capela de Santa Madalena.


No ano de 1312, encontra-se documentada sua estada em Florença. Ali realizou uma série de altares sobre madeira, entre os quais o da Capela de Todos os Santos, a Cruz da Igreja de São Filipe e os afrescos da Capela Peruzzi na Basílica da Santa Cruz. Por volta de 1310, mudou-se novamente para Roma, onde por incumbência do cardeal Stefaneschi realizou o políptico do altar de São Pedro, enquanto os seus ajudantes já tinham começado com os afrescos da abóbada da igreja inferior de Assis. Já desfrutava a fama e cada vez tinha mais trabalhos.


De 1328 a 1333, Giotto mudou-se paraNápoles, na corte do rei Roberto d'Anjou. Regressou a Florença, onde construiu o campanário de Santa Reparata. Trabalhou mais tarde em Milão na corte dos Visconti.


Faleceu em Florença em Janeiro de 1337.


Este trabalho foi retirado do site: http://www.pinturamediunica.com/gioto_bio.html


Trabalho realizado por: Ana Raquel Silva Serafim nº4, 7b

Um comentário:

MM disse...

Eu não conhecia. Assim, através do nosso blog, já aprendi mais qualquer coisa. Obrigado Raquel.