sexta-feira, novembro 17, 2006

DESPORTO - REMO


REMO - AS REGRAS


Tradicionalmente, os barcos ou os cascos eram fabricados em madeira. Hoje,são frequentemente fabricados com fibra de carbono e em plástico (por exemplo o Kevlar). A sua largura varia entre os 59,7 e os 62,2cm. Um pequeno patilhão, colocado sobre a quilha do barco, assegura a sua estabilidade. Um leme colocado na popa da embarcação, ajuda a manter o rumo dos barcos de ponta (em que cada remador rema apenas com um remo). Uma pequena bola branca está fixa na proa por razões de segurança e de operacionalidade do sistema electrónico de chegada (photo-finish). A borda do barco evita que as vagas saltem para dentro da embarcação.Todos os barcos têm que deslizam sobre duas calhas.


OS REMOS Os remos são ocos para reduzirem o seu peso e fixados aos barcos por um sistema regulável, a aranha. Não existe qualquer limitação quanto a dimensão e a forma de pás. O comprimento médio de um remo de ponta (um remo para cada remador) é de 3,81 metros e de 2,98 metros para o remo de parelhos (dois remos por remador).


A REMADA A remada é composta pela:Tomada de água, introdução da pá na água;Passagem na água, na qual as pernas se esticam ao mesmo tempo que o troncoabre de modo a realizar uma utilização máxima do carrinho, o que propulsiona o barco; Safar, momento em que os remos saem da água; Deslize, no qual o corpo dos remadores se desloca para a ré do barco parpreparar a remada seguinte: As pás fazem uma rotação e são colocadas paralelas a água de forma a diminuir a resistência do ar. Antes de iniciaruma nova remada as pás rodam para a vertical de forma a tornar máxima aresistência a água.


CLASSES DE BARCOS Existem oito classes de barcos: cinco para o remo de ponta na qual o remador segura com duas mãos; três para o remo de parelhos na qual o remador segura um remo em cada mão. Em certas classes, um timoneiro está sentado na ré do barco. As classes de barcos são as seguintes: BARCOS DE PARELHOS; BARCOS DE PONTA; SINGLE SKIFF (1X)DOUBLE SKIFF (2X); DOIS SEM TIMONEIRO (2-); DOIS COM TIMONEIRO (2+); QUATRO SEM TIMONEIRO (4-); QUATRO COM TIMONEIRO (4+) OITO COM TIMONEIRO (8+)


PESOS LIGEIROS Um remador peso ligeiro não pode pesar mais de 72,5kg e o peso médio da equipa não pode ultrapassar os 70kg. (O skiffista = 72,5kg.). Uma remadora peso ligeira não pode pesar mais de 59kg e o peso médio daequipa não pode ultrapassar os 57kg. (A skiffista = 59kg).


AS REGATAS As provas dos campeonatos são disputadas numa distância de 2000 metros comseis pistas em linha recta. Existem duas etapas para a classificação final:Eliminatórias e finais. Para cada etapa, é realizado um sorteio. O sistemade qualificação está definido e varia segundo o número de inscritos. A finalA classifica do 1.º ao 6.º lugar, a final B do 7.º ao 12.º lugar, a final Cdo 13.º ao 18.º lugar e sucessivamente.Medalhas douradas, prateadas e bronzeadas são atribuídas as três primeirasequipas de final A.


CAMPEONATOS NACIONAIS Os campeonatos nacionais são disputados anualmente. São promovidos pelaFederação Portuguesa de Remo. Conforme regulamento, os campeonatoscompreendem 37 provas disputadas nas seguintes categorias: HOMENS E JÚNIORES MASCULINOS: Skiff – Double Scull – Quadri Scull – Shell 2 s/ timoneiro – Shell 2 c/timoneiro – Shell 4 s/ timoneiro – Shell 4 c/ timoneiro – Shell 8 c/timoneiro.

MULHERES E JÚNIORES FEMININOSSkiff – Double Scull – Quadri Scull – Shell 2 s/ timoneiro – Shell 4 s/timoneiro – Shell 8 c/ timoneiro.PESOS LIGEIROS MASCULINOSSkiff – Double Scull – Quadri Scull – Shell 2 s/ timoneiro – Shell 4 s/timoneiro – Shell 8 c/ timoneiro.


PESOS LIGEIROS FEMININOS Skiff – Double Scull – Quadri Scull – Shell 2 s/ timoneiro.


AS COMPETIÇÕES Os barcos são fixados na ré nos pontões de partida e as proas são alinhadaspor um alinhador.O remador colocado à proa do barco pode levantar a mão para indicar que asua equipa não está pronta até ao momento que o juiz de largada inicia achamada das equipas. Após a última equipa ser chamada, o juiz de largada dáordem “Atenção” e baixa a bandeira dando o sinal de largada. No caso de falsa largada, o juiz de largada agita a bandeira vermelha para chamar de volta as equipas. Cada equipa apenas pode realizar uma falsa largada sem sereliminada. Quando se regista uma avaria do material nos primeiros 100 metros de prova,é realizada uma nova partida. Uma equipa cuja bola de proa cruza a linha de chegada em primeiro lugar,segundo a constatação dos juízes e da camera de photo-finish, é proclamadavencedora. O árbitro deve levantar a sua bandeira branca no final da provapara indicar que se desenrolou em conformidade ao regulamento.


O REMO E A COMUNICAÇÃO SOCIAL Lamentavelmente, o Remo – uma das mais belas e salutares modalidades desportivas olímpicas, continua a ser sistematicamente marginalizado pela comunicação social, muito em particular pelos vários canais de televisão públicos e privados. É uma situação tremendamente injusta, quer para os dirigentes, quer para os atletas da referida modalidade que, dentro do mais puro amadorismo, a têm dignificado com muito esforço, carinho e dedicação. Em suma, um desprezo inqualificável que parece eternizar-se perante a indiferença de alguns responsáveis pela gestão da comunicação social nacional. Exemplos gritantes desse estado de coisas, têm sido a falta de divulgação e de reportagem dos mais importantes eventos do remo, internacional,nomeadamente os campeonatos do mundo e da Europa, bem como as regatas daFISA, nos quais tem participado a selecção nacional, a qual tem vindo a conquistar diversas medalhas de ouro, prata e bronze, fruto de uma evolução qualitativa do remo português em participações de alta competição no estrangeiro.


Trabalho realizado pelo aluno Daniel Mendes - 7º B

6 comentários:

MM disse...

Olá Daniel. Obrigado pelo teu trabalho. Como eu já disse nas aulas é preciso referir nos trabalhos qual a fonte onde fomos pesquisar, pelo que fico à espera que me digas para poder completar o teu trabalho. Já agora, e como tu andas no Remo, podias escrever um texto sobre o teu clube, sobre os treinos e dar a tua opinião sobre o que é ser um atleta de remo, que benefícios pode ter, etc... Bom trabalho.

Anônimo disse...

toma la que ja levaste

Anônimo disse...

Ena pa grande trabalho!!!!!LOL!!!!

Anônimo disse...

o trabalho esta altamente continua assim que vais num bom caminho!!!adrt bjj.

Anônimo disse...

o trabalho esta muitíssimo intressante.

Anônimo disse...

Se continuar mos assim o nosso blog vai ser o melhor...Ker dizer ja e o melhor...lol... Bjus...Sofia