terça-feira, outubro 10, 2006

Trabalho sobre Anorexia Nervosa

Realizado pela aluna Ana Raquel - nº4, 7ºB

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e stresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica.

Principais características
•Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
•Prática excessiva de actividades físicas.
•Medo intenso e irracional de ganhar peso ou de ser gordo, mesmo tendo um peso abaixo do normal. É normal anoréxicos verem peso onde não existe, ou seja, o anoréxico pensa que tem um peso acima do normal.
•Negação quando questionado sobre o transtorno.
•Em pessoas do sexo feminino, ausência de três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.


Causas e grupos de risco
A anorexia nervosa afecta muito mais pessoas jovens (entre 15 a 25 anos) e do sexo feminino (95% dos casos de anorexia nervosa ocorrem em mulheres).
Muitos especialistas acreditam que a influência dos mídia (tv, revistas, jornais,...) é a principal (mas não a única) causa de transtornos alimentares. Isto porque é comum a mídia (mas não sempre) impôr o estereótipo em que a magreza é um factor importantíssimo, se não indispensável, para o sucesso social e económico de uma pessoa, desde redes de televisão até filmes e revistas. Tal influência é bastante negativa em crianças e adolescentes, nas quais a personalidade ainda está em formação, e casos de meninas entre 11 a 14 anos anoréxicas existem com relativa frequência. Pessoas que passaram por eventos traumáticos anteriormente, como rejeição familiar ou abuso físico e/ou sexual, também possuem um maior risco de serem
anoréxicas.


Tratamento
A anorexia nervosa, por ser uma doença com raízes psicológicas, é difícil de ser tratada e curada. Uma vez diagnosticada, o anoréxico passa por terapia individual, terapia em grupo e terapia familiar, em casos leves e moderados. Punições contra recaídas geralmente são pouco efectivas, uma vez que o objectivo do anoréxico é emagrecer a todo custo. A força de vontade do anoréxico em tratar-se é importante, mas como a negação do problema é frequente, médicos, terapeutas e familiares precisam ser pacientes enquanto motivam e apoiam o anoréxico na sua recuperação. Paciência, diálogo e motivação são essenciais no tratamento contra a anorexia.

2 comentários:

MM disse...

Felizmente hoje em dia já se começa a ver, nomeadamente no mundo da moda, que a magreza exagerada está a passar de moda. Ainda há pouco tempo modelos femininas espanholas foram excluídas de alguns trabalhos precisamente por esse motivo. Por isso MENINAS, juízo e preocupem-se em ter uma alimentação saudável, hábitos de vida saudáveis e sorrisos bonitos ;)
Parabéns pelo trabalho Ana!

Anônimo disse...

oiii... Parabenx pelo blog ta mtt giro!!!
kontinuem axim!!!!