sexta-feira, outubro 13, 2006

Características do paciente com Anorexia


Como é o paciente com anorexia?

O paciente anoréctico só se destaca pelo seu baixo peso. Isto significa que no seu próprio ambiente as pessoas não notam que um determinado colega está doente, pelo seu comportamento. Mas se forem juntos ao restaurante ficará evidente que algo está errado. O paciente com anorexia não considera o seu comportamento errado, até se recusa a ir ao especialista ou tomar medicação. Como não se considera doente é capaz de falar desembaraçada e convictamente com os amigos, colegas e familiares que deve perder peso apesar da sua magreza. No início as pessoas podem até achar que é uma brincadeira, mas a contínua perda de peso, apesar da insistência dos outros em convencer o paciente do contrário, faz soar o alarme. Aí os parentes assustam-se e recorrem ao profissional da saúde mental. Os pacientes com anorexia podem desenvolver um paladar estranho ou estabelecer rituais para a alimentação. Isto não invalida necessariamente o diagnóstico embora seja uma atitude suspeita.
Depois de recuperado o próprio paciente, já com seu peso restabelecido e com a recordação de tudo o que se passou, não sabe explicar porque insistia em perder peso. Na maioria das vezes prefere não tocar no assunto, mas o facto é que nem ele mesmo concorda com a conduta insistente de emagrecer. Essa constatação no entanto não garante que o episódio não volte a acontecer. Depois de recuperados, esses pacientes retornam a sua rotina podendo inclusive ficar acima do peso.
Há dois tipos de pacientes com anorexia. Aqueles que restringem a alimentação e emagrecem e aqueles que têm episódios denominados binge. Nesses episódios os pacientes comem descontroladamente até não aguentarem mais e depois vomitam o que comeram. Às vezes a quantidade ingerida foi tão grande que nem é necessário induzir o próprio vómito: o próprio corpo se encarrega de eliminar o conteúdo gástrico. Há casos raros de pacientes que rompem o estômago de tanto comerem.
Trabalho realizado por Ana Bárbara nº2 - 7B e Filipa Vanessa nº8 - 7B
Esperamos que gostem!!!

3 comentários:

MM disse...

Se estes trabalhos servirem para alertar e prevenir já tenho parte da minha tarefa conseguida. Obrigado pelo vosso contributo. Continuem!!

Anônimo disse...

Olá a todos!
Sou mãe de uma aluna do 7D e que me tem falado imenso deste blog.
Como mãe, julgo que a prevenção da anorexia deve começar no meio familiar.

Existem muitas coisas que a família pode fazer para prevenir os transtornos alimentares. Estas são algumas delas:
* Construir a autoestima dos filhos.
* Aceitar os filhos tal como são. Comunicar-lhes que o corpo de cada pessoa é único e valioso.
* Não castigar ou compensar os filhos com comida, nem sequer quando são pequenos.
* Ser aberto. Os filhos podem ser jovens, mas não são em absoluto idiotas. Fazer-lhes entender as conseqüências negativas das dietas incontroladas e da pressões para "ter um verdadeiro aspecto".



Sejam felizes e desfrutem a vida :)
Cristina Silva

MM disse...

Agradecemos à mãe da Bárbara o comentário enriquecedor aos nossos trabalhos, o que nos dá motivos para continuarmos a trabalhar na escola e a divulgar o que aqui fazemos.

Obrigado, a turma 7B.